Dib Carneiro
Teatro para as infâncias e Circo
Dib Carneiro Neto, 63 anos, natural de São José do Rio Preto – estado de São Paulo, é jornalista, dramaturgo, roteirista e crítico teatral, radicado na cidade de São Paulo.
Como jornalista, atuou por 20 anos no jornal O Estado de S.Paulo, tendo sido por sete anos editor-chefe do Caderno 2, a editoria de cultura, de 2003 a 2011. Antes disso, atuou também na revista Veja São Paulo.
Escreve sobre teatro infantojuvenil há mais de 30 anos. Começou essa carreira específica em 1990 na revista Veja São Paulo. Atualmente, escreve críticas de teatro infantil para o seu site e para seu canal do youtube, ambos com o título de Pecinha É a Vovozinha, além de ter criado nesta pandemia um webjornal sobre o assunto. Também colabora com críticas e reportagens para os sites Canal Teatro MF e InfoTeatro.
É o criador, apresentador, roteirista e diretor da websérie Aconteceu Naquela Peça, hospedada no YouTube, em que atores e diretores de teatro para crianças contam casos ternos, engraçados, emocionantes, sobre sua relação com o público mirim. Em 2003, reuniu várias de suas críticas e lançou o livro Pecinha É a Vovozinha.
Também escreveu peças para teatro, como Adivinhe Quem Vem para Rezar (encenada por Paulo Autran no Brasil e por Federico Lupi, na Argentina) e Salmo 91, adaptação do livro Estação Carandiru, pela qual ganhou o Prêmio Shell de dramaturgo em 2008. Também fez adaptações teatrais dos livros Crônica da Casa Assassinada, de Lúcio Cardoso, e Depois Daquela Viagem, de Valéria Piassa Polizzi. A suposta inveja de Salieri por Mozart o inspirou a criar a peça Um Réquiem para Antonio (2014), encenada com Elias Andreato. Seu último texto, Pulsōes, foi aos palcos em 2015, sobre o tema amor, arte e loucura. Em 2014, lançou o livro Já Somos Grandes, que reuniu textos de debates sobre teatro infantil, além de uma retrospectiva de 2001 a 2012 das principais temporadas infantis.
Em 2017, lançou o livro Imaginai! O Teatro de Gabriel Villela, sobre a vida e obra do grande encenador mineiro. Por esse livro, ganhou o Prêmio Jabuti na categoria “Livro de Artes”. Seu site Pecinha É a Vovozinha ganhou o Prêmio Governador do Estado em 2018, na categoria Artes para Crianças.
Leidson Ferraz
Teatro Adulto e Teatro para as infâncias
Doutor em Artes Cênicas pela UNIRIO (RJ), Mestre em História pela UFPE, jornalista formado pela Unicap, ator, curador, pesquisador, produtor cultural, crítico do teatro, professor, organizador de acervos e da coleção “Memórias da Cena Pernambucana” (em 4 volumes). É também autor dos livros “Panorama do Teatro Para Crianças em Pernambuco (2000-2010)”, “Teatro Para Crianças no Recife: 60 Anos de História no Século XX (Volume 01)” e “O Teatro no Recife da Década de 1930: outros significados à sua história”, além de constantemente escrever artigos para revistas, livros, portais e sites brasileiros.
Magela Lima
Teatro Adulto
Magela Lima é jornalista formado pela Universidade Federal do Ceará, possui mestrado em Teatro e doutorado em Artes Cênicas, com pesquisas desenvolvidas junto à Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e à Universidade Federal da Bahia. Tem como principal área de interesse acadêmica os estudos históricos sobre a produção teatral no Brasil. É autor de Os Nordestes e o Teatro Brasileiro.
Entre 2003 e 2012, integrou equipes de diferentes veículos de comunicação no Ceará, sempre se dedicando ao jornalismo cultural. No jornal O POVO, assinou a coluna Imagem&Movimento, publicando, quinzenalmente, críticas de espetáculos de teatro e dança. Em 2021, colaborou com a plataforma Bemdito, escrevendo textos críticos e ensaísticos sobre o universo das artes cênicas. Possui experiência em docência no ensino superior de graduação em Comunicação Social desde 2008, tendo integrado o corpo docente das Faculdades Nordeste e do Centro Universitário 7 de Setembro.
Ocupou o cargo de Secretário Municipal de Cultura da Prefeitura de Fortaleza de 2013 a 2017. Atualmente, é diretor de articulação e integração de políticas do Instituto de Planejamento de Fortaleza e consultor de programação do Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga.
Renata Pimentel
Dança
Renata Pimentel é graduada em Letras, Mestra e Doutora em Teoria Literária pela UFPE. Desde 2010 é professora de literatura na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).
Publicou Uma lavoura de insuspeitos frutos (ed. Annablumme, São Paulo, 2002); Copi: transgressão e escrita transformista (ed. Confraria do Vento, 2011; 2ª edição revista e ampliada, 2022); Da arte de untar besouros (poesia, 2012); Denso e leve como o voo das árvores (poesia, 2015) e a harmonia secreta do caos (poesia, 2022) todos pela Ed. Confraria do Vento; além de diversos artigos em vários periódicos e capítulos de livros.
Tem formação em dança clássica e teatro: atua nas áreas criativas da dramaturgia para dança, teatro e roteiro/ direção no audiovisual, além de atuar e trabalhar com curadoria e pesquisa em artes visuais (com diversas obras nessas áreas). Foi colunista do JC on line e da Revista e site Outr@s Crític@s.